segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico




O Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico, também chamado de "derrame", ocorre quando há problemas no carregamento do sangue para o cérebro. O AVC pode ser do tipo isquêmico ou hemorrágico.

Ocorre quando há problemas de circulação do sangue no cérebro. Em alguns casos, uma artéria entope e deixa de irrigar parte dos neurônios, podendo causar sequelas. Nesse caso, a doença é chamada de "AVC isquêmico".

Podem ocorrer casos de a artéria entupir e se romper, causando uma hemorragia. Tecnicamente esse tipo de problema é chamado de "AVC hemorrégico", e costuma ser mais grave.

Os sintomas e as sequelas de um AVC dependem da área do cérebro que foi afetada, há caso em que o AVC podem causar poucos problemas, ainda que haja derramamento de sangue.

Quanto mais rápido for o socorro, maiores são as chance de recuperação e menor o perigo de morte.

Problemas vasculares no cérebro são os que mais matam brasileiros. As pessoas se preocupam muito com o coração e precisam também se preocupar com o cérebro.


ATENÇÃO: está mais arriscado a ter um AVC pessoas que tem pressão alta, diabetes, colesterol elevado, fumantes, uso exagerado de bebidas alcoólicas e quem tem uma vida sedentária.


OS SINTOMAS DO AVC APARECEM DE REPENTE, SÃO ELES:


- dificuldade de linguagem

- dificuldade de movimento

- perda de visão

- sensação de formigamento ou amortecimento seguido de dor de cabeça ou náusea.


Fonte:

Revista COM VOCÊ

Outubro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário