segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VENTOSA








A DESINTOXICAÇÃO DO SANGUE
COM O USO DA VENTOSA



Desde a antiguidade no Oriente, é conhecida a propriedade da ventosa de limpar o sangue das toxinas acumuladas, causadas pela sujeira da água e dos alimentos, pois a estagnação do sangue coagulado, escuro, sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerado pela medicina oriental como um dos elementos causadores de doenças, sendo necessário retirá-lo para que o paciente possa se restabelecer. A aplicação da ventosa produz uma reação no corpo que se manifesta por uma marca na pele. Segundo o estado de saúde do paciente, pode ser vermelha, roxa, marrom e até preta. Em certos casos podem até se formar bolhas de água no local onde a ventosa foi aplicada, devendo essa água ser retirada por perfuração destas bolhas com agulha esterilizada.
Esta constatação-feita pelo povo Oriental durante milênios - de diferentes cores entre as marcas, elucidou a importância da qualidade do sangue. Quando se aplicavam ventosas no local doente, na pele ficavam marcas roxas e até pretas, enquanto em áreas normais apareciam marcas avermelhadas. Esta base prática demonstra a importância da troca gasosa, visando limpar o sangue de impurezas, naturalmente modificando a cor escura para a avermelhada, quando o local se recobrou da doença.
A limpeza das toxinas no sangue pela respiração pulmonar é o método mais comum de se manter saudável, quando o corpo está em seu estado normal.
Porém, quando o corpo esta doente, o ritmo da respiração se torna diferente, pouco profundo. Conforme a medicina oriental, este é um sinal de que existe doença no corpo, enfraquecendo as trocas gasosas pela respiração.
Para haver saúde, é necessário que a alcalinidade do sangue, com seu pH de 7,2 a 7,4, não seja aumentada ou diminuída em extremos, pois pode trazer doenças e até a morte.
O sangue bioquimicamente equilibrado torna o pH das células homogeneamente estável. Este processo de controle é geralmente feito pelos rins e pulmões.
O sangue sujo escuro, esta voltado para a acidez e o sangue limpo esta com pH neutro, nem alcalino nem ácido.
O sangue venoso possui pH 7,2 a 7,3, enquanto o arterial 7,3 a 7,5. Havendo equilíbrios nesses valores de pH, a vida se mantém.
A diferença do pH de 0,2 a 0,3 é que mantém a saúde. Embora sejam valores baixos, basta o desequilíbrio para cairmos enfermos.
Se este mecanismo compensatório não existisse, o corpo não seria capaz de curar as doenças por si mesmo, até mesmo a cirurgia não teria efeito.O ato de respirar se realiza instintivamente desde o nascimento. É considerado importante para a manutenção da saúde pelos povos orientais desde a antiguidade. Se por algum motivo a respiração parar, a falta de oxigênio no sangue fará com que o valor do pH arterial caia, causando falecimento. Este princípio lógico fez com que se proliferassem os sistemas de respiração para saúde usados no oriente, assim como a Yoga, o Qi Gong e o Shin Kokyu Hô que unidos à captação da energia vital Ki do universo, possibilitam a limpeza do sangue traduzindo-se num excelente método de cura espontânea. O volume de ar trocado na respiração é de 20% de oxigênio na inspiração e 16% na expiração, demonstrando que 4% do volume de oxigênio respirado é absorvidos pelo organismo. A quantidade de gás carbônico na inspiração é de 0,03% e na expiração o seu valor sobre para 4%. Demonstra, portanto que o mecanismo respiratório expulsa o gás carbônico e distribui através do sangue o oxigênio no organismo, elevando o pH. Para que essa troca de gases possa ocorrer no mecanismo respiratório, o corpo necessita da diferença de pressão gasosa nos alvéolos pulmonares. O ar atmosférico, segundo as leis da física, possui a característica de se locomover naturalmente quando há desnível de pressão no seu ambiente. Ou seja, ele se move do local de pressão mais alta, migrando para onde há o valor de pressão mais baixa. Este mecanismo da natureza é que produz o vento. Se esta diferença de pressão é baixa, mas seu valor é muito, o vento se transforma em destruidor tufão. As trocas gasosas nos alvéolos pulmonares também obedecem à mesma lei. É por diferença de pressão que o oxigênio passa dos alvéolos para o sangue dos capilares e o gás carbônico do sangue venoso para os alvéolos. A aplicação de ventosas na pele baseia-se, desde os tempos antigos, no mesmo princípio: na lei de trocas gasosas através da pele, eliminando os gases estagnados no corpo e promovendo a limpeza do sangue, pelo uso da pressão negativa produzida pelo vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário