quinta-feira, 16 de junho de 2011

ÓLEOS VEGETAIS




ÓLEOS VEGETAIS

São usados para diluir os óleos essenciais na massagem e na fabricação de produtos de beleza.
Como contém vitaminas, proteínas e sais minerais são hidratantes altamente eficazes e compõem muitos ingredientes de que a pele precisa para ficar macia.

Exemplos:
Óleo de caroço de damasco: extraído da semente do damasco, é muito rico em sais minerais e vitaminas. É hidratante natural, com textura leve e boa penetração.
Óleo de girassol: é delicado e contém vitamina E
Óleo de semente de uva: É bom para pele oleosa
Óleo de cenoura: é rico em vitamina.

Deve-se acrescentar 10% em outros óleos vegetais (100% vegetal – 10% cenoura), caso contrário sua cor alaranjada poderá permanecer temporariamente na pele.

Óleo de gérmen de trigo: é rico e viscoso, mas seu cheiro forte é difícil de atenuar, adicionar 10-20% dele a outro óleo vegetal.
Sabemos que a pressão mecânica da massagem elimina o excesso de líquido e diminui a probabilidade de fibrose, expulsando o líquido do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos.
Assim, para que possamos realizar um trabalho de DL (drenagem linfática) eficiente, podemos associar o conhecimento da técnica de DL aos recursos disponíveis de Aromaterapia e Cromoterapia.
A palavra “aroma” de origem grega, designa fragância e “terapia” significa tratamento.
Portanto Aromaterapia significa tratamento curativo que usa o olfato.
Dentro disso, segue alguns óleos que podem ser utilizados ou associados à DL.
Óleo de alecrim: Reverenciada como erva sagrada para a memória. Na Idade Média o alecrim era espalhado pelo chão e levado em ramalhetes para ser inalado em situações difíceis. Era queimado em quartos de doentes para desinfetar e para proteger contra doenças infecciosas.
O óleo de Alecrim tem uma pronunciada ação sobre o cérebro e no sistema nervoso central e é maravilhoso para limpar a mente e consciência mental, embora tenham excelentes propriedades estimulantes cerebrais, bem como melhorar a memória. Ajuda com dores de cabeça, enxaquecas, nevralgias, fadiga mental e esgotamento nervoso, o óleo de alecrim tem ação antisséptica e é especialmente indicado para infecções intestinais e diarréias, aliviando a colite, dispepsia, flatulência, afecções hepáticas e icterícia, alívio de dor associada com reumatismo, artrite, dor muscular e gota. Também ajuda a aliviar arteriosclerose, palpitações, má circulação e varizes. Melhora o sistema respiratório, é eficaz para a asma, bronquite, catarro, sinusite e coqueluche. Devido à sua ação adstringente, é também eficaz para o combate à depressão da pele. Sua ação estimula benefícios no couro cabeludo e estimula o crescimento de pelos. Sobre a pele, ele ajuda a aliviar o inchaço e pode também ser usado para acne, eczema e dermatite, mas é muito popular em cuidados com os cabelos, já que tem um efeito positivo sobre a saúde do cabelo e couro cabeludo. Ele aumenta a circulação do couro cabeludo e, portanto, é também eficaz para promover crescimento dos cabelos.
O óleo é eficaz para:
fadiga mental
Problemas de circulação
Alívio da dor muscular descongesionate do trato respiratório
Melhora a pele
Melhora a qualidade dos cabelos.
Modos de usar:
Queimadores e vaporizadores
Na terapia a vapor, óleo de alecrim pode ser útil para o descongestionamento nasal, o excesso de álcool, excesso de trabalho, sinusite e cansaço mental e físico. Ele ainda estimula o cérebro, melhora a memória e promove a lucidez.
Massagem com o óleo ou diluído na banheira.
Tal como o óleo de massagem ou uma mistura diluída no banho, o óleo de alecrim pode ajudar com problemas hepáticos e vesícula, o congestionamento nasal com muco, dores musculares, cãibras, dores e espasmos musculares, rigidez do pescoço, excesso de trabalho, reumatismo, artrite, gripe, constipação, diarréia, tosse , bronquite, dor nas costas, distúrbios couro cabeludo, sinusite, fadiga mental e cansaço físico.Adicionado em Cremes e Shampoos
Adicionado no Creme ou loção é mais benéfico para melhorar a circulação sangüínea e a pele. Adiconado no shampoo não só aumenta a circulação do couro cabeludo como melhora o crescimento, mas também age como um tônico geral e condicionador para o cabelo e couro cabeludo

Óleo de gerânío: Originário do Sul da África, chegou à Europa no Séc. XVII. O seu aroma lembra a Rosa,com o qual tem muitos constituintes em comum. Portanto é comum ser adicionado ao óleo de rosa.

Ação do Gerânio no emocional
O gerânio tem aroma semelhante ao de rosas, o que sinaliza um potencial de expandir o coração, a decisão de amar e amar-se.Antigamente, as pessoas plantavam gerânios ao redor da casa, com a intenção de afastar maus espíritos e trazer sorte aos bebês, atribuindo ao gerânio poder de proteção.
O fato é que o gerânio proporciona, via aromaterapia, uma rápida ativada na energia vital, elevando o astral, espantando o cansaço e os adiamentos. Sua folha pode ser usada no preparo de sucos desintoxicantes e chás, aromáticos e saborosos.
Emocionalmente, por seu aroma sedoso e semelhante ao de rosas, o gerânio trabalha muito bem o feminino quando ajuda o fígado (e vesícula) na sua desintoxicação. Portanto, a dissipar raivas reprimidas, equilibrar o emocional, mobilizar angústias e tratar a depressão.
O gerânio acorda, desperta, coloca os sentimentos no aqui e agora, na REALIDADE.Ele trabalha também as vibrações yang (ação), o masculino, quando ajuda na desintoxicação dos rins para desmaterializar medos. É quando a ilusão dos medos se transforma em coragem, possibilitando as decisões adiadas (harmoniza o raciocínio lógico e a intuição) e o resgate da responsabilidade pelas ações iludidas. Quando se está vivendo momentos onde o sonho é uma necessidade, as pessoas irão se sentir pouco à vontade com o aroma do gerânio, uma vez que a mensagem do gerânio é oposta à ilusão. O gerânio aumenta a criatividade e nos estimula para a entrega, a fé de corpo e alma. O coração deseja e realiza: enfrenta e dá conta do recado.Disso tudo é que, possivelmente, vem seu uso histórico como protetor. Afinal, quando no mundo real (meditação) e longe das ilusões, nosso campo de proteção não permite que energias densas, falsas expectativas e frustrações se manifestem.
Ação do Gerânio no físico
Fisicamente, o gerânio tem função reguladora sobre o sistema hormonal e supra-renais. Seu óleo essencial trabalha fortemente o feminino, quando interfere positivamente na prevenção e tratamento da TPM, menopausa e celulite. Tonifica as mamas, evita e trata estrias quando normaliza qualquer tipo de pele e suas afecções. O gerânio aumenta o fluxo sangüíneo o que faz revigorar todas as células, inclusive unhas e cabelos.Importante: deve ser evitado seu uso durante a gravidez.
Homens podem e devem usá-lo, pois todos precisamos trabalhar o feminino internamente. Também porque o gerânio tem forte influência sobre os rins e supra-renais, órgão de choque do metabolismo masculino.
Com sua ação diurética tem importante ação tônica sobre os rins: cálculos renais, bexiga e diabetes. Pela grande influência que o gerânio exerce sobre as glândulas supra-renais, podemos entender muitos dos seus benefícios tanto físicos quanto emocionais.Tem ação também sobre o fígado (hepatite, cirrose) e sistema linfático, contribuindo na eliminação de toxinas como excessos de glicose, colesterol, triglicérides e mucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário