terça-feira, 29 de maio de 2012

O Sistema Nervoso Autônomo e as influências dos pensamentos - emoção


A função do SNA é controlar as funções internas do organismo, de forma a manter e recuperar o equilíbrio de toda rede interna dos mensageiros eletrobioquímicos.
Este sistema dirige todas as ações e funções dos atos involuntários do ser humano. É o intermediário de todas as funções e reações mais sutis do organismo.
O SNA pode ser influenciado pela nossa vontade. É um sistema extremamente sensível à natureza de nossos pensamentos e emoções.
Quando estamos ansiosos, angustiados ou centrados em pensamentos negativos, sendo o mais destrutivo os pensamentos de ódio e ciúmes, então perturbamos inconscientemente o conjunto desse sistema e baixamos a freqüência vibratória da energia nervosa que ele distribui a todos os plexos e órgãos.
Este sistema é ligado com o sistema endócrino, sendo o responsável por manter as glândulas endócrinas e os órgãos funcionando sem que precisamos ordenar tais ações conscientemente. Assim, os órgãos internos trabalham sem a intervenção da nossa vontade, como por exemplo, as batidas do coração.
Dessa forma, o SNA é o controlador das secreções hormonais das glândulas endócrinas. Por isso quando temos pensamentos - emoções negativas, influenciamos esse sistema e nossa freqüência vibratória abaixa, ocasionando um desequilíbrio das glândulas e as conseqüências são: aumento ou diminuição de certas secreções hormonais, que em condições normais contribuem para o nosso equilíbrio físico e energético.
Quando ficamos encolerizados, nosso estado mental e emocional afeta nosso sistema nervoso autônomo, por uma reação de defesa; incita a supra-renal a desviarem para o sangue uma quantidade extra de adrenalina, e isto se da um aumento da nossa pressão arterial, que é prejudicial ao nosso organismo, e por outro lado nossa tensão,  nervos e músculos são intensificados por palavras e gestos violentos, o que não é um comportamento positivo.
Quando a raiva passa, o organismo começa a neutralizar o excesso de adrenalina, que por conseqüência ira ocorrer uma perda de energia que poderia ter sido evitada ou utilizada para fins construtivos.
Exemplo: A adrenalina é um hormônio secretado pela glândula supra-renal, sendo que sua secreção intervém em casos de infecções ou em certas atividades físicas que exigem certos esforços. Assim ela provoca uma aceleração no ritmo cardíaco e uma estimulação da atividade muscular.
Assim como as glândulas pineal, pituitária, timo, tireóide, pâncreas, urogenitais e supra renais secretam hormônios, e seus órgãos relativos como o baço, fígado e outros, sofrem influências de nosso estado mental e emocional do momento. Se este estado é negativo, irá produzir conforme a glândula e os centros energéticos envolvidos, por um aumento ou diminuição de sua atividade hormonal.
A saber, nem todos os problemas são conseqüências das emoções ou pensamentos negativos, podem também ser genéticos.
Os pensamentos e emoções negativos têm uma influência sobre as funções como a respiração e a digestão. E também através de experiências traumáticas, psicológicas ou uma emoção violenta, teremos conseqüências, ocasionando desequilíbrios nas secreções hormonais, que causarão distúrbios neurovegetativos e psicossomáticos no indivíduo.
Quando comemos preocupados com desejos e pensamentos negativos, as diferentes fases da digestão são afetadas e a qualidade vibratória dos alimentos que ingerimos fica alterada, isso explica os problemas digestivos e as úlceras do estômago, que aparecem nos indivíduos ansiosos, angustiado e pessimistas por natureza: e também se pode dar uma capacidade pulmonar mais reduzida, por isso dê mais importância a natureza dos pensamentos e emoções, pois cada vez que nos deixamos levar por um estado mental e emocional negativo, afetamos o nosso sistema nervoso autônomo, ou como as vezes ele é chamado de neurovegetativo.
SNA dirige nossas funções involuntárias e age em estreita colaboração com os centros energéticos (chakra). Este sistema compõem-se de sete glândulas endrócrinas que são ligadas energeticamente aos sete chakras principais.
Dessa  forma, este sistema é movido pelo centros psíquicos, que utiliza uma energia de freqüência mais alta, quase uma energia cósmica. Então através dos chakras, é possível harmonizar as glândulas endócrinas e suas secreções, possibilitando assim, o equilíbrio e saúde dos órgãos como também equilibrando o estado emocional, mental e energético do indivíduo.
Este sistema é responsável por atos involuntários das batidas do coração, rins, fígado e das glândulas internas. Assim como também nesse sistema existem neurônios que são localizados nas vísceras. O SNA por agir no psiquismo do indivíduo, pode ser usado para curar doenças e aliviar condições que não possam ser tratadas de algum modo pela ciência.       




Nenhum comentário:

Postar um comentário