terça-feira, 13 de setembro de 2011

Meditação




É uma disciplina que nos ensina a relaxar o corpo e aquietar a mente a fim de entrar em contato com a centelha divina ou com o verdadeiro eu que há dentro de nós, a parte do nosso ser que não tem começo nem fim. Quando começamos a percorrer a senda da meditação, deparamos com muitas dificuldades. A primeira delas é impor a nós mesmos a disciplina que nos permita dispor todos os dias de um tempo para praticá-la. A segunda é aprender a sentar-se em imobilidade e relaxar o corpo. E a terceira é aquietar a mente, algo que a maioria das pessoas descobre ser extremamente difícil. Em circunstâncias normais, nossa mente nos governa. A mente se rebela tão logo sentamos para meditar, e nos bombardeia com toda espécie de pensamentos.

Pantajali, um grande sábio oriental, compara a mente com um lago no qual são jogadas continuamente pedras, fazendo que a sua superfície forme ondas. O lago representa a mente; as pedras, os pensamentos, e as ondas, os distúrbios que esses pensamentos provocam. Se não pararmos de atirar pedras, permitindo que as ondas cessem e a superfície do lago se imobilize, jamais veremos o fundo deste último. Em outras palavras, se somos incapazes de aquietar a mente e libertá-la de pensamentos, nunca vamos realizar o nosso verdadeiro eu, a chama eterna que há dentro de nós.

Há muitas maneiras de praticar o controle mental. Podemos consegui-lo por meio de mantras (a repetição de sons especiais), de yantras (formas geométricas), da concentração na respiração, da audição de música, do uso de imagens e de muitas outras técnicas. O melhor a fazer é investigar todas as técnicas e selecionar aquela que dá os melhores resultados.

Talvez seja útil manter um diário em que você vai escrever o que conseguiu, aprendeu e sentiu em cada meditação. Quando começamos a praticar meditação, é importante reservar todos os dias o mesmo período de tempo à mesma hora para isso. Isso se torna uma disciplina que cria um bom hábito. Quando meditar, escolha um lugar calmo e aquecido onde você não vá ser perturbado.



Esse é um momento muito especial que você criou para si mesmo e para o seu próprio desenvolvimento interior.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário