sábado, 13 de outubro de 2012

O Shiatsu e os Meridianos

 

No corpo humano existem  milhares de condutos vibracionais. Dentre eles há canais de circulação do prana, chi ou ki. Esses canais são chamados por meridianos e estão relacionados aos doze órgãos internos do corpo. Nos canais dos meridianos existem pontos específicos sobre a pele que se relacionam com os órgãos internos, sendo este o meio de tratamento das distonias neurovegetativas pela acupuntura, moxa, pressão digital ou acupressão.

Os pontos terminais dos meridianos se localizam nos dedos dos pés e das mãos. É por esses terminais que a energia ki ou chi entra e sai dos meridianos, também nos pontos localizados nos pulsos, tornozelos, joelhos, quadris e ombros, é onde refletem os distúrbios dos órgãos, com relação aos meridianos. As juntas são muito vulneráveis, por isso o fluido tende a se acumular e a estagnar-se nessas áreas, e todo o corpo torna-se cansado.
E a conseqüência dessa energia estagnada nesses locais podem causar reumatismo e nevralgia. Toda dor segue o curso do caminho dos meridianos: terminais nervosos.

Shiatsu – A palavra “Shiatsu” é composta dos elementos Shi (dedos) e Atsu ( Pressão), significa tratamento de doenças por meio da acupressão ou pressão digital.

Com a pressão do Shiatsu, feito através das mãos e dedos em regiões do corpo, principalmente os músculos ligados às extremidades dos ossos, que ao serem pressionados profundamente, se contraem produzindo o fluir da fonte dos movimentos do corpo.
A causa do cansaço e fadiga no corpo, é a quantidade excessiva de ácido lático e outros resíduos que se acumulam no músculo, tornando a contração do músculo difícil. Se a fadiga muscular ficar sem correção por tempo prolongado os músculos se contraem de modo inadequado, produzindo assim irregularidades no esqueleto, nos vasos linfáticos e nos músculos, e o resultado será a doença.

O Shiatsu envolve a pressão sobre os pontos dos meridianos, dando um estímulo que produz alteração no sistema nervoso no qual é liberado certas substâncias, ocasionando o alívio da dor. Assim, o canal de energia interrompido é liberado, seguindo seu caminho normal, impedindo dessa forma que impulsos dolorosos cheguem ao cérebro.

Na pessoa saudável a energia flui livremente por esses canais em condições de equilíbrio.
Quando ocorre o funcionamento anormal dos órgãos internos ou algum estímulo externo anormal, a energia estaciona nestes canais causando a doença. Para curar a doença, a energia deve ser liberada, e normalizada. A energia estagnada quando não é grave pode ser liberada com facilidade. Isto indica que a força ainda permanece no sistema energético da pessoa.

Caso a energia esteja exaurida com um grau em que ocorra uma estagnação crônica é mais difícil de ser curada.
  
É necessário um tratamento mais prolongado mesmo na massagem terapêutica.

Os nervos das pontas dos dedos estão diretamente ligados ao cérebro. Por isso, o uso das mãos possibilita uma sensação de repouso psicológico ao mesmo tempo evitando a má irrigação do cérebro.

O shiatsu é um tratamento no qual os polegares e as palmas das mãos são usadas para aplicar pressão em determinados pontos, a fim de corrigir irregularidades do corpo.

A pressão deve ser mantida por 10 segundos para se obter resultados efetivos. Se pressionarmos rapidamente, não produzimos uma estimulação profunda. Pela pressão firme e contínua na pele, a dor diminuirá gradualmente, quanto mais concentrada a área de pressão, maiores serão os resultados.

O shiatsu age também sobre os sistemas nervosos simpático e parassimpático . Ambos os sistemas trabalham juntos para regular as atividades do organismo.

Para estimular o corpo, os nervos simpáticos entram em ação; para acalmá-lo os nervos parassimpáticos tornam-se ativos.

Por exemplo: Quando ouvimos um barulho inesperado, o sistema simpático reage. Quando o barulho acaba, o sistema parassimpático se ativa, tornando a pessoa sonolenta.

Shizuto Masunaga diz que o mesmo fenômeno ocorre na pele, mudanças bruscas geram estimulação do sistema nervoso simpático, aumentando os batimentos cardíacos.
Para influir sobre o funcionamento dos órgãos internos, porém, é necessário estimular o sistema nervoso parassimpático.

Dinamização dos órgãos :

Podemos controlar a reação dos nervos simpático e trabalhar com o sistema nervoso parassimpático pela aplicação de uma pressão contínua e firme. O método para atingir os nervos parassimpáticos envolve o uso simultâneo de ambas as mãos. Usando a palma de uma das mãos e a ponta dos dedos da outra, você sentirá na palma a mudança que ocorre ao pressionar com as pontas dos dedos da outra mão. Quando o sistema nervoso parassimpático reage negativamente, você sente resistência contra a pressão exercida.
Essa resistência não deve ser tomada por tensão numa área particular, mas como uma reação do sistema nervoso autônomo. Qualquer desconforto criado pela qualidade e quantidade incorretas de pressão é sentido mutuamente pelo praticante e pelo paciente.



2 comentários: