sexta-feira, 9 de março de 2012

LINHAÇA
Como a linhaça é considerada um alimento funcional, pois além de nutrir, tem propriedades que auxiliam a saúde, para se aproveitar dos benefícios da semente de linho, é necessário incluí-la na alimentação diária, tornando seu consumo um hábito saudável.
Como é um alimento rico em ácidos graxos, principalmente ômega 3, a semente atua no combate à ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de diminuir a ação da gordura nas artérias. Ela também tem ação anti-inflamatória, podendo ser utilizada no tratamento de artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus.
Como também é rica em fibras solúveis, seu uso melhora o funcionamento do intestino e previne e controla o diabetes. Essa característica também permite que ela seja uma grande aliada em dietas para emagrecimento, pois estas fibras proporcionam uma sensação de saciedade.
Estudos também relacionam ao consumo da linhaça ao equilíbrio hormonal. O grande responsável por isso é a lignana, substância que faz as vezes do estrógeno, ao se ligar a receptores celulares, como um falso hormônio. E são esses estudos que associam o consumo da semente à diminuição do câncer de mama, além de aliviar a TPM, menopausa, acne, eczema, caspa e calvície.
Mas lembre-se de que para um melhor aproveitamento das propriedades desse alimento é preciso quebrar a casca, que é muito dura e não pode ser quebrada durante a digestão. Para absorver outras propriedades, triture as sementes, transformando-as em farelo ou coloque de molho antes de utilizá-las. 

Coleção Alimentos Para Uma Vida Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário